sábado, 8 de junho de 2013

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. São objetivos específicos do Programa:

•          despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
•          contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
•          contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
•          estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
•          contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
•          contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
•          estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
•          proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e
•          ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

DURAÇÃO DA BOLSA

A bolsa tem duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto.
Durante o período da bolsa os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador. Os alunos devem apresentar um relatório parcial e um final sobre as atividades que desenvolve.


As principais agências financiadoras de projetos de iniciação científica no Brasil (através do oferecimento de bolsas anuais de incentivo à pesquisa) são o CNPq (em nível federal, através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic) e as agências estaduais de fomento à pesquisa, como a FAPESPA. Estas bolsas normalmente giram em torno de um valor abaixo do salário mínimo fixado pela instituição ou agência de fomento.

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

Existem várias modalidades de bolsa dentro da UFPA, são elas:
PIBIC/ CNPq: Bolsa de IC oferecida pelo CNPq
PIBIC/CNPq – AF: Bolsa de IC oferecida pelo CNPq para alunos de ação afirmativa (cotistas)
PIBIC/UFPA: Bolsa de IC oferecida pela UFPA
PIBIC/UFPA – AF: Bolsa de IC oferecida pela UFPA pra alunos de ação afirmativa em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
PIBIC/PIBIT: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
Além dessas bolsa também existem outras modalidades como o PIBIC/ INTERIOR, PIBIC/PARD, PIBIC/PADRC, PIBIC/FAPESPA e PIBIC/ PIAD 

Iniciação cientifica sem bolsa: Há ainda pesquisas que são desenvolvidas pelos alunos, porém estes não possuem uma bolsa de IC, estes alunos normalmente fazem estágio voluntário em algum laboratório de pesquisa.

Iniciação cientifica júnior: No Brasil, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, conhecida também como BIC Júnior, é uma forma de trabalho de um estudante de ensino médio, em geral de escolas públicas, em que o estudante faz uma pesquisa                 


COMO CONSEGUIR UMA BOLSA?
O primeiro passo para ingressar na Iniciação Científica é procurar, dentro de suas Faculdades, professores que atuem em suas áreas de interesse. “As bolsas são, na verdade, oferecidas aos pesquisadores. Eles indicam os alunos que irão recebê-las e, geralmente, indicam estudantes com os quais já trabalham em projetos de pesquisa. Por isso atuar como estagiário voluntário por um período pode ajudar os estudantes a, posteriormente, serem indicados para uma bolsa (...), orienta Antônio Vallinoto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em PDF

Print