domingo, 21 de abril de 2013

Congresso Nacional dos Estudantes de Base

Representando os estudantes de Biomedicina da UFPA o CABM participou do 14° CONEB (Congresso Nacional dos Estudantes de Base) em Recife - Pe. Eliene Rodrigues Putira Sacuena (Vice-presidente) e Filipe Katasho (Tesoureiro), foram os representantes do centro e disseram que:
"A participação do CABM foi muito importante pois aconteceram várias plenárias sobre a educação do nível superior do Brasil, inclusive houve a participação do Ministro da Educação e o reitor da UFPA". 
O CABM participou da votação da plenária final e ajudou a fazer a carta de reinvindicações com as questões sobre o auxílio estudantil da bolsa do MEC para cotistas no valor de R$400,00 que entrará em vigor a partir do ano de 2013, e o mais importante é que este auxilio não será cumulativo, ou seja, o estudante poderá concorrer para outras bolsas como a bolsa de iniciação cientifica e etc.
Durante a palestra "A expansão do sistema federal de ensino superior", participou o secretário de ensino superior do Ministério da Educação Sesu/Mec, Airaro Henrique Pessoa Luis que falou sobre o crescimento das universidade, o quanto o número de alunos que ingressantes cresceu e o quanto é investido atualmente na educação. 
O reitor da UFPA e presidente da ANDIFES, Carlos Edilson de Almeida Maneschy falou o quanto é importante continuar investindo nas universidades e a expansão delas também para os interiores e que o momento é propicio para isto. 
O senhor do PCdoB de Ceará, Inácio Arveuda disse que os 10% do PIB no momento pode parecer muito em relação a atual situação do Brasi, mas com o investimento na educação o Brasil crescerá - Maneschy disse que A educação também deve ser vista como poder - e no futuro não precisaremos mais dos 10%, talvez 5% ou 3% com a melhor situação do Brasil futuramente, claro que no momento é necessária tal reivindicação. Ele também disse que atualmente buscamos conhecimento fora do país, estudantes querem fazer intercambio, mas o investimento no Brasil é necessário para que nós possamos ser alvo de alunos no exterior, pois nós possuímos o conhecimento. Muitos acham que é muito gasto de dinheiro, mas é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em PDF

Print