domingo, 21 de abril de 2013

CRG e CRPL

São dois os coeficientes que medem o rendimento dos alunos na UFPA: o Coeficiente de Rendimento do Período Letivo (CRPL) – que é indicado no histórico semestral de cada universitário e mede o aproveitamento nas disciplinas, em uma escala de 0 a 10 - e o Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) - anotado no histórico do aluno, ao final dos períodos vividos no percurso acadêmico e no final do curso, e avalia toda a graduação, seguindo a mesma escala.

Bolsas e CR - Segundo afirma o assessor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), Mauro Magalhães, a importância dos coeficientes é, em primeiro lugar, o acompanhamento por parte do discente em verificar, numericamente, o seu desempenho. “Essa é uma medida de grande valor para os estudantes que pleiteiam bolsas de extensão e de iniciação científica e precisam manter seu coeficiente de rendimento alto”, analisa o professor. A página da Proeg disponibilizou um modelo que ensina, passo a passo, o cálculo do CRG (veja aqui).

Ao entrar na Universidade, diz Mauro Magalhães, “o estudante tem o instrumento para acompanhar seu desempenho no decorrer dos estudos superiores e deve buscar excelência durante esse processo”. “O aluno pode ficar no piso estabelecido pela Universidade, que é a nota 5. Com este, pode conseguir aprovação nas disciplinas e concluir o curso; mas ele deve pensar que o seu desempenho pode proporcionar oportunidades na Universidade e fora dela”, adverte.

O CRG é baseado nas notas obtidas em cada uma das atividades desenvolvidas ao longo do curso. “Este coeficiente servirá de média para concorrer na pós-graduação, em alguns certames de seleção nas IES; também para efeito de contratação em algumas empresas que solicitam a listagem dos egressos diplomados com as respectivas médias gerais (CRG). Então, por meio da média, serão selecionados”, informa o assessor.

Verificar é importante - Para Mauro Magalhães, o estudante deve criar o hábito de verificar, ao término de cada período, o seu CRPL disponibilizado no histórico, modelo analítico. Este documento é emitido nas secretarias das faculdades. Os alunos que conseguem tirar excelente em toda a vida acadêmica, com CRG 10, recebem do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consep) da UFPA um diploma especial de mérito, ao final do curso. Os coeficientes estão previstos pela Instrução Normativa nº 2/2008, que atende ao Regimento da Graduação e ao Regimento Geral da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em PDF

Print